Fontes e origens

A Sofrologia Caycediana® foi criada pelo médico neuro-psiquiatra  Prof. Alfonso Caycedo. Surge da síntese de conceitos e práticas de raiz ocidental e de raiz oriental.

O seu início em 1960 constituiu uma resposta humanista e científica para o tratamento hospitalar da doença mental.

Os desenvolvimentos posteriores levaram-na a expandir-se ao âmbito Social e em 1977 dá-se início ao treino de grupos de participantes. Nessa ocasião, Caycedo apresenta-se como o médico-pedagogo.

Partindo de uma crítica à hipnose e de uma rejeição das práticas psiquiátricas de então, Caycedo, sem deixar de ser o médico especialista do sistema nervoso, ancorou-se na atitude fundamental perante o fenómeno vivido com a filosofia fenomenológica e expressou o seu contributo através da compreensão dos conceito estruturantes da cultura grega clássica. Caycedo ampliou as suas práticas e a profunda inter-dependência entre corpo e estados de consciência com os contributos do oriente.

A Sofrologia Caycediana® passou por várias actualizações, aperfeiçoando novas técnicas e conceitos. Desde 1988 está legalmente protegida na sua terminologia própria e procedimentos específicos e originais.

A Sofrologia  e a Psicologia

É uma ciência do psiquismo saudável e positivo. Contribuindo a Sofrologia para a autonomia da pessoa, é o próprio que encontra um sentido para a vivência. Este é um importante contributo da fenomenologia de Husserl – o sentimento de autenticidade dispensa interpretação exterior. A atitude fenomenológica leva a uma aceitação da vivência sem qualquer julgamento ou interpretação analítica.

A Sofrologia  e a Psiquiatria

Tendo surgido no meio hospitalar da psiquiatria, a sofrologia evoluiu e actualmente aplica-se a diversas especialidades médicas, assim como a diferentes grupos humanos  —  escolas, grupos de gestão de stress, empresas, etc.

A Sofrologia e as práticas Orientais

Caycedo viveu mais de dois anos no oriente, tendo sido recebido em vários mosteiros com a finalidade de aprofundar o conhecimento em Yoga, Budismo e Meditação. Integrou estas práticas como forma de compreender as dimensões da Consciência e a sua relação com a corporalidade. As técnicas são integradas em exercícios com uma nova intencionalidade e sem necessidade de requerer a adesão a conceitos metafísicos, de ordem espiritual ou religiosa.

A Sofrologia e a Hipnose

A hipnose permitiu a Caycedo descobrir a importância da alteração dos estados de consciência.  Mas  Caycedo   abandona-a pelo respeito à autonomia individual e ao valor da auto-descoberta de si próprio.

A Sofrologia e a Ciência tradicional

A descoberta da Consciência leva a Sofrologia a abarcar um campo bem mais vasto que a coloca mais irmanada com a Filosofia.  Contudo, as descobertas da Sofrologia passaram pela análise da sua base biológica, através da electroencefalografia e da neurofisiologia.

A Sofrologia e as técnicas de relaxamento

A Sofrologia leva ao relaxamento. Este relaxamento é o ponto de apoio para uma descoberta individual e para o reforço do equilíbrio, da protecção, da harmonia, da abertura de novas perspectivas.

A Sofrologia e a Filosofia

A Sofrologia pretende tocar em aspectos essenciais da vida humana, contribuindo de forma prática para alterações e conquistas positivas e experienciáveis no quotidiano. É uma filosofia em acção  —  uma filosofia de vida.

%d bloggers like this: