Os princípios fundamentais

Princípio da Acção Positiva

Toda a acção positiva sobre um dos elementos da Consciência se repercute positivamente noutras estruturas do ser.

O caminho do positivo, em Sofrologia, segue o princípio de que, se bem nem sempre seja possível alterar situações de conflito ou frustração, sempre há a possibilidade de cada um mudar o seu comportamento perante a situação.

O positivo a que a Sofrologia se refere é uma descoberta que cada um faz no seu registo vivencial, descoberta essa que se projecta construtivamente  em direcção a estados superiores de consciência.

Princípio do Esquema Corporal como realidade vivida

O treino sofrológico leva à transformação progressiva da vivência do corpo: ilumina-a e integra-a.

A Consciência tem no corpo a sua verdadeira manifestação, tal como o corpo se torna corporalidade através da re-orientação da atenção consciente. A vivência do corpo é a conquista do espírito.

A Sofrologia, ao intensificar a consciência do esquema corporal, vai orientar a atenção para as sensações  positivas e descobrir uma realidade viva e presente no diálogo connosco próprios e, consequentemente no equilibrar do diálogo com o mundo exterior.

Para a Sofrologia o esquema corporal é evolutivo e em construção a diversos níveis da Consciência. A noção de esquema corporal pode ser definida como percepção simultânea de si próprio, abarcando os níveis fisiológico-corporal, afectivo-emocional e intelectual-intuitivo.

Princípio da Realidade Objectiva

A realidade presente é sempre a realidade que o estado da nossa consciência permite apreender. Assim, a realidade objectiva une-se ao estado de consciência que a apercebe e evolui com ela. Todo o sofrólogo que oriente um treino sofrológico é um profissional qualificado pela vivência dos vários ciclos do método e alguém que toma consciência da sua realidade objectiva, assim como a da pessoa ou grupo a que se alia.

Lei da Vivência

A vivência surge do re-encontro entre corpo e espírito, acolhido, sem qualquer julgamento, pela consciência durante o treino sofrológico. Nela se despertam e desvelam sensações em autenticidade e espontaneidade.

A Sofrologia respeita o primado da vivência como caminho pessoal de cada praticante.

Lei da Repetição

A Sofrologia propõe um treino existencial que desenvolve a autonomia e, simultaneamente, um hábito positivo.

É a repetição regular do exercício que transforma a sensação num novo sentimento de si e numa nova perspectiva sobre a realidade.

%d bloggers like this: